O Mural da Jackson House

Em Janeiro uma casa ruiu em Harrisburg, Pensilvânia. Uma acumulação de histórias, de acontecimentos, de ausência de renovações atempadas e adequadas, levou a que um dos marcos desta cidade caisse por terra.

Numa das suas paredes exteriores podiamos admirar um mural (um dos muitos murais existentes em Harrisburg) onde estavam representados grandes nomes das artes! Posso dizer-vos que foi talvez o primeiro mural de Harrisburg que vi e, desde então, gostava de passar por ele de cada vez que ia até à cidade.

German Jackson, filho de escravos, um dos mais bem sucedidos homens de negócios da sua geração, abriu este hotel, destinado a receber os artistas que depois de terem actuado em salas de espéctaculos e clubes, viam a sua entrada recusada em hoteis, para pernoitar, devido à côr da sua pele,

Jackson morreu no Sec XX, década de 90 e deixou, em testamento, esta Casa ao seu amigo Kegris. Infelizmente este testamento informal, escrito na parte de trás de uma lista de compras, levantou problemas legais, que demorarm muito tempo a ser resolvidos. Durante esse compasso de espera o qual a Casa ficou vazia a degradar-se. Quando o longo processo chegou ao seu término a Casa ainda chegou a funcionar outra vez, e havia planos para dinamizar toda a zona envolvente, mas infelizmente, os estragos de décadas de abandono foram irreversíveis e nem o mural se conseguiu salvar.

Talvez o sucedido com este pedaço de História traga a necessidade de uma reflexão acerca de como manter este tipo de património cultural, que enriquece tanto a História.

Eu fico feliz de ter tirado uma fotografia enquanto a Casa de Jackson estava de pé.

Jackson House Mural

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.