
Em tom de passeio, lá fui eu até ao mercado! Sei que não vai ser a habitual visita, nestes tempos que correm temos que tomar algumas precauções, mas como seres muito inventivos encontrámos uma solução: tudo foi encomendado no início da semana, sempre na contingência de não haver exactamente o que se pediu por telefone ou computador, mas todos estamos com a mesma vontade de vencer os obstáculos, queremos soluções e não problemas. Com este pensamento, dirijo-me para os locais indicados, telefone na mão, a seguir as instruções. Compras feitas, acenos e “até para a semana” distribuídos, está na altura de voltar para casa. Verifico que, hoje, trouxe tudo o que pedi e já sei qual vai ser o petisco: mexilhão com linguini e ervas aromáticas!
A receita não é nada complicada e resulta num prato bonito e bom! Coze-se a massa al dente e entretanto começa-se a preparar os mexilhões, que foram bem lavados e colocados em água com sal, mesmo antes de começar a cozer a massa e neste momento já devem estar limpos do resto da areia (na realidade se ficarem algumas horas, obteremos melhor resultado).
Numa panela salteia-se a manteiga, o alho laminado e ervas aromáticas. Juntam-se os mexilhões deixam-se cozinhar por 10 minutos, adicionando-se um copo de vinho branco. Tapa-se e deixa-se cozinhar por 2 minutos. Retiram-se os mexilhões e reservam-se. Deixa-se cozinhar o molho durante mais 5 minutos, juntam-se uma mão cheia de coentros e salsa picados, mexe-se adicionamos os mexilhões, retirando os que ainda estão fechados, juntamos a massa já cozida. Mistura-se tudo rapidamente e está pronto a servir. Para acompanhar, gosto sempre de servir uma salada mista com tomate e pepino cortados às rodelas, temperada com sal, azeite e vinagre. E claro, o resto do vinho branco (servido bem fresco)!