Saborear

wp-image-490976679jpg.jpgAgora está muito na moda “as provas de…” vinhos, queijos, enchidos, chocolates, doces regionais… um sem fim de especialidades para degustar.

Não posso dizer que não gosto destas iniciativas, estaria a faltar à verdade. Experimentar novos sabores. No entanto o termo “degustação” parece-me tão impessoal, fico sempre com a ideia de estar numa corrida com o objectivo de tentar o maior número de amostras, no menor espaço de tempo.  Pelo caminho perde-se o sabor! Perde-se aquele bom costume de saborear, que é algo mais, é algo maior: é deixar que aquela amostra entre em nós pelos sentidos e nos marque indelévelmente… saborear é criar uma recordação sensitiva. E, infelizmente, nesta nossa pressa de querermos mais, perdemos o melhor.

Lembro-me de uma ameixieira em Lisboa, onde eu colhia ameixas brancas maduras, no Verão. Dessas ameixas recordo a côr amarelo-dourada, o cheiro característico a ameixa doce, o sabor intenso a sol e açúcar que dificilmente vou voltar a encontrar.

E nesta corrida por “mais” ,  deixamos passar por nós sons, palavras, cores, imagens, amigos… enfim, nesta correria esquecemo-nos de saborear a Vida…

 Metamorfose

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s