
É Carnaval! Para a rua foliões, que é tempo de folia! Em Portugal é tempo de máscaras, desfiles, brincadeiras, partidas e claro boa comida! Estando longe, gosto de manter as tradições mas também gosto de conhecer tradições diferentes. Na Dutch Pennsylvania, Terça-feira de Carnaval é dia de comer “fasnacht” e “King Cake”.
“Fasnacht” (fosnot ou fosnaught) e significa “noite de jejum”, tendo a sua origem na Alemanha, Suiça e Aústria. São fritos, tipo donuts, que seriam uma forma de esvaziar a despensa da manteiga, açúcar ou banha, produtos esses que não se poderiam comer durante a Quaresma.
“King Cake” (literalmente “Rei Bolo”) faz parte do grupo dos Bolo Rei ou bolo de reis, que encontramos em diferentes paises, com diferentes receitas, mas com o mesmo conceito: um bolo que pode ser comido entre 6 de Janeiro e Terça-feira de Carnaval, de forma redonda ou oval, com um buraco no meio e um objecto escondido, simbolo de felicidade para quem o encontra mas que também determina quem irá comprar o próximo bolo.
De acordo com a tradição desta região, o dia de comer King Cake é Mardis Gras (ou Terça-feira Gorda). O bolo é oval, feito com uma massa tipo brioche, decorado com as cores de Mardis Gras (roxo, amarelo e verde) e lá dentro encontra-se escondido um bébé (simbolizando o Menino Jesus) que trará prosperidade e sorte a quem o encontrar, mas que também implica a responsabilidade de comprar o King Cake no ano seguinte e ser o anfitrião da próxima festa de Mardi Gras. Aqui temos presente inspiração dos usos e costumes de New Orleans que, por sua vez, são resultado da influência francesa presente nessa região, afinal, a tradução do francês Mardis Gras, significa Terça-feira Gorda.